ff

Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia - (54) 3385-1270
Email: matrizrosariopompeia@gmail.com
quinta-feira, 28 de abril de 2016
Inicio da Novena



Nesta sexta feira, 29 de abril inicia a novena de Maio  em  preparação à festa da padroeira da paróquia católica de Tapera.

Origem das novenas

Estamos iniciando mais uma novena em preparação à festa da padroeira da paróquia católica de Tapera. Porém, muitos de nós desconhecemos a origem da demonstração de fé através da prática de novena. Por isso, antes de iniciarmos, trazemos um resumo da história que deu origem às novenas.

Novena é uma sequência de 9 (nove) dias de oração, dedicados a uma intenção específica ou manifestando uma devoção a Deus, à Santíssima Trindade, à Virgem Maria ou aos Santos

De onde vem a prática católica das novenas? Entre outras, duas respostas: uma histórica, outra alegórica.

Historicamente, na Bíblia, no início do livro dos Atos dos Apóstolos (At 1, 1 a 11), lê-se que, passados quarenta dias de sua morte na Cruz e de sua ressurreição, Jesus subiu aos céus, prometendo aos discípulos que enviaria o Espírito Santo, que lhes foi comunicado no dia de Pentecostes.

Entre a ascensão de Jesus ao céu e a descida do Espírito Santo passaram-se nove dias segundo os historiadores e teólogos. A primeira Comunidade Cristã ficou reunida durante este tempo em torno de Maria, de algumas mulheres e dos Apóstolos, em oração, pois Jesus havia prometido enviar o Espírito Santo. Esta foi a primeira novena cristã e foi a partir dela que se criou o costume de rezar Novenas também com outros objetivos.

Alegoricamente, a novena é, antes de tudo, um ato de louvor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Deus três vezes Santo. Três é número perfeito e está relacionado à Santíssima Trindade. Três vezes três, nove. A novena é louvor perfeito à Trindade.

Essa definição do três como número perfeito é dada devido à língua de Cristo, hebraico, que não possui palavras no superlativo, como santíssimo. Então as pessoas da época, para atribuir a Deus e a Jesus a ideia de que ele é o supremo, diziam que Deus era “santo, santo, santo”, assim como repetimos nas missas durante a oração do Santo.

 

 

      A origem da novena na Paróquia N. Sra, do Rosário de Pompeia

 

A Paróquia de Tapera foi criada em 01 de novembro de 1932 tendo N. Sra. do Rosário de Pompeia como padroeira da comunidade. Inicialmente a festa da padroeira acontecia em outubro. A partir de 1936 passou a ser realizada em maio, quando até então festeiros eram responsáveis pela organização dos festejos.

A partir de 27 de abril de 1945, portanto há 71 anos, iniciou a história da novena da festa da padroeira quando inicialmente aconteciam atividades em todas as noites no salão paroquial. De lá para cá, diferentes formas de celebrar a novena foram acontecendo, chegando ao formato de hoje.

1º dia

            Os noveneiros desta primeira noite são Elisa e Clarissa Ramos e Marlise Reis e filhos e tem como tema: Maria, um olhar transformador! “Façam tudo o que Ele disser”. (Jo, 2 1-11).                      
Jesus é o grande articulador de mudança. Ele se insere na vida social realizando o milagre da água transformada em vinho em uma festa de casamento, a pedido de sua Mãe. Maria percebe a realidade e sugere que o Filho realize a transformação. Ele vê, mas atende ao pedido quando solicitado. Ela tem um olhar transformador sobre a realidade.
A água é um bem precioso e fonte de vida. Transformada em vinho dá energia e alegria. Ela nos introduziu na comunidade dos filhos de Deus pelo batismo e nos lava das culpas. Nesta noite acontece a Bênção da água.
Colaboração Alcides Arnhold

 



Postado por Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompeia Tapera as 09:06 e tem 0 comentarios
0 Comments:

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

Últimos Posts

Programação da semana
Encontro de catequistas das áreas Tapera, Sarandi ...
Programação da Paróquia
Convite
Reuniões de Pais de Catequizandos da Igreja Mat...
Jantar dos Noveneiros
Programação da Semana
Jantar dos Noveneiros
Formação Litúrgica
Agenda da Semana

Arquivos

Março 2016 Abril 2016 Maio 2016 Junho 2016 Julho 2016 Agosto 2016 Setembro 2016 Outubro 2016 Novembro 2016 Dezembro 2016 Janeiro 2017 Fevereiro 2017 Março 2017 Abril 2017 Maio 2017 Junho 2017 Julho 2017 Agosto 2017 Setembro 2017 Outubro 2017 Novembro 2017 Dezembro 2017 Janeiro 2018 Fevereiro 2018 Março 2018 Abril 2018 Maio 2018 Junho 2018 Julho 2018 Agosto 2018 Setembro 2018 Outubro 2018

 

 

 

WM INTERNET