ff

Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia - (54) 3385-1270
Email: matrizrosariopompeia@gmail.com
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
O Relógio da Igreja Matriz de Tapera



O relógio da Igreja Matriz de Tapera é uma das características marcantes de nossa cidade; um dos símbolos que a identifica pela beleza da Igreja com suas torres magníficas apontando para o alto dos céus. Muito além da beleza, o relógio nas torres, há muitos anos, orienta as pessoas em relação às horas, ao horário em suas atividades diárias.

 Sempre que o relógio não funcionava, logo era percebido por quem já está acostumado a acompanhar as horas por ele.  Inúmeras vezes este relógio fora consertado, na medida do possível, pelo Senhor Dialmino Salvadori, que carinhosamente cuida da manutenção do relógio realizando a cada três meses a lubrificação necessária. Este trabalho seu Dialmino Salvadori desempenha desde 1966, portanto há 50 anos.

Ainda conforme Seu Dialmino Salvadori, o relógio da Matriz foi instalado em 1952 e tinha dois martelos que controlavam as batidas, sendo que um controlava a hora e ou outro os minutos.  

  Como os problemas eram constantes, dessa vez a Paróquia, em nome do Pároco Padre Oswaldo Baptista Ferreira Junior e do Presidente Sérgio Tonello, contratou o técnico especializado Dauri Dilso Klein, da cidade de Marques de Souza, RS, para o concerto e a reforma  deste  relógio.  De acordo com Dauri, o relógio que está nas torres da Igreja Matriz de Tapera, foi fabricado em 1950 em Estrela, RS, a única fábrica da América Latina. Diz ainda que, em muitas Igrejas, há relógios importados dos Estados Unidos, Alemanha e Espanha. Seu trabalho é especializado em restauração de relógios de Igrejas, e já restaurou mais de 70 relógios, atendendo os três Estados da Região Sul do Brasil.

O trabalho é minucioso, pois necessita fazer o desmonte total do relógio, realizar a limpeza das peças e montar o relógio novamente. O trabalho é sem dificuldade, entretanto, o maior desafio é quando não existem mais peças e as mesmas necessitam serem feitas para a restauração dos relógios. Isto é difícil, porém, muito gratificante, conclui o técnico Dauri.

O trabalho de restauração do relógio da Igreja Matriz iniciou esta semana e com certeza, quando estiver realizado, nossa cidade, novamente, visualizará as torres da Igreja com os relógios iluminados e em funcionamento, aliando assim a beleza das torres e sua funcionalidade.

 
Fábio Petry  - Pastoral da comunicação








Postado por Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompeia Tapera as 13:58 e tem 0 comentarios
0 Comments:

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

Últimos Posts

Primeiro Domingo de Agosto - Vocações Sacerdota...
04 de Agosto - Dia do Padre - Parabéns Pe. Oswaldo...
Mês de Agosto - Mês das vocações
Agenda da Semana
Festa de São Cristovão em Tapera
Conhecendo a História de São Cristóvão – Padroeiro...
Agenda da semana
COMUNICADO
Convite do MCC
Agenda da Semana

Arquivos

Março 2016 Abril 2016 Maio 2016 Junho 2016 Julho 2016 Agosto 2016 Setembro 2016 Outubro 2016 Novembro 2016 Dezembro 2016 Janeiro 2017 Fevereiro 2017 Março 2017 Abril 2017 Maio 2017 Junho 2017 Julho 2017 Agosto 2017 Setembro 2017 Outubro 2017

 

 

 

WM INTERNET