ff

Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia - (54) 3385-1270
Email: matrizrosariopompeia@gmail.com
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
COMUNIDADE MOBILIZADA CONTRA O ÁLCOOL E AS DROGAS



                Durante a semana de 24 a 28/10, a comunidade taperense se encontrou em atividades e momentos variados para discutir, buscar informações, orientações e soluções para prevenir o uso e o abuso do álcool na adolescência e na vida adulta, realizando atividades que englobam o Projeto “Álcool! Tô Fora”.
             Numa iniciativa  da Promotora de Justiça Marisaura Raber Fior, com apoio da Juíza Marilene Campagna, das escolas estaduais, municipais e particulares, Conselho Tutelar, Comdica, Prefeitura Municipal, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, CRAS, Fundação Fabrício Marasca, Luiz Paulo Cioato, Rádio Cultura, Gráfica Taperense, Serigrafia Bigaton, Amor Exigente, Alcoólicos Anônimos, Paróquia N. Sra. do Rosário da Pompeia, pais e também jovens atenderam ao chamado da Promotoria Pública local para um mutirão de informações sobre as consequências nefastas do uso e do abuso do álcool e drogas no organismo, na vida familiar e na sociedade durante a adolescência e também na vida adulta. As consequências negativas do uso ou abuso do álcool e outras drogas não é uma questão apenas individual, mas familiar e social porque os malefícios causados por essas substâncias precisam de atendimento e investimentos financeiros de alto impacto familiar, social e para a Saúde Pública.
              Durante a 1ª Semana Municipal de Prevenção e Combate ao uso ou abuso de álcool na adolescência e na vida adulta, dentro do projeto “Álcool! Tô Fora”, as escolas realizaram trabalhos diversos nas turmas desde a Educação Infantil, debates e ofereceram palestras sobre o assunto. Em 26/10, pela manhã, os alunos das escolas de Tapera se reuniram no Tenarião para ouvir Alexandre M. Barbosa e Carlos Eduardo Levay que trabalham na área da dependência química e comunidade terapêutica.
             Em 27/10, à noite, também no Tenarião, pais, professores, comunidade e jovens estudantes se encontraram para, em silêncio total, ouvir depoimentos, experiências familiares, estatísticas sobre a questão do uso e do abuso do álcool e drogas.
            A Promotora Marisaura expôs uma estatística passando as seguintes informações: no Brasil, 15% dos jovens já são dependentes alcoólicos; em Tapera, segundo pesquisa realizada por alunos do Instituto Estadual Imaculada, ainda não concluída, aponta que 88% dos entrevistados tinham de 16 a 18 anos e, deste total, 78% deles já tiveram contato com o álcool entre os 13 e 16 anos; 5% antes dos 9 anos e 69% iniciaram a ingerir álcool por influência e na companhia de amigos. Um dado relevante: perguntados sobre o que os pais diziam quando chegavam em casa embriagados, 34% responderam que eles nada diziam. Ela enfatizou a importância e a responsabilidade da família na educação dos filhos, futuros cidadãos e administradores, profissionais e formadores de novas famílias.
            Ao final da fala, a Promotora Marisaura fez a entrega de um ofício ao presidente da Câmara, vereador José Nelson Balensiefer e ao Vice-prefeito em exercício, Volmar Kuhn, solicitando a criação de uma Lei instituindo a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Uso ou Abuso de Álcool na Adolescência e na Vida Adulta.
            Tanto a promotoria como os depoimentos e a palestra salientaram que a família é tudo. Os pais têm a responsabilidade de orientar e dar o exemplo aos filhos, acompanhá-los, dar limites e questioná-los sobre suas atitudes. A família deve cultivar a espiritualidade, os valores familiares (amor, respeito, cooperação na família, na escola e na sociedade, educação, entre outros), controlar as amizades, também dizer NÃO porque o exemplo não é a melhor maneira de educar: É A ÚNICA, e a criança, o adolescente e o jovem estão próximos e se espelham nos pais. A família também deve questionar as mensagens comerciais que são divulgadas pelos meios de comunicação em relação aos instrumentos e elementos indicativos de sucesso e felicidade na vida, questionar as atitudes dos ídolos que os filhos seguem... Os pais são humanos, são apenas pais. Não são super-heróis. Não se tornaram perfeitos ao se tornarem pais, porém, são autoridade na família, assim como os professores na escola. Quando essa situação se inverte é porque há valores que necessitam ser revistos e repensados.
            Há fatores que, se não controlados, podem interferir nas ações da família: terceirização da educação, quando a família transfere a responsabilidade para a escola de uma atividade que é dela e quando se oferece uma liberdade sem maturidade, para apenas estar integrado a um grupo social, quando isso pode gerar uma situação de risco, ao imitar ou acompanhar e ser dominado por valores de consumo e “ser visto e aceito” pelo grupo.
            Na sexta-feira, 28/10, a Rádio Cultura apresentou um painel com convidados para apresentar malefícios e custos que envolvem as consequências do uso e do abuso de álcool e drogas, destacando o papel da família na educação para a prevenção.
          Toda a sociedade paga pelas consequências do uso e do abuso do álcool e de outras drogas, uma doença lenta, traiçoeira, progressiva e fatal.
       “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”. (Leon Tolstoi)



Texto de Alcides J. Arnhold – Jorn. 10588 - PASCOM


Fotos de Fabio Petry - PASCOM



                      




Postado por Unknown as 11:32 e tem 0 comentarios
0 Comments:

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

Últimos Posts

2º Encontro da Leitura Orante da Biblia
Programação da Semana
PARÓQUIA N. SRA. DO ROSÁRIO DA POMPEIA SE PREPARA ...
1ª Eucaristia na Vila Raspa
Retiro da 1ª Eucaristia
CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL DEFINE AÇÕES PARA 2017...
Programação da Semana
Missa Festiva da Padroeira Nossa Senhora de Fátima...
ARCEBISPO DOM RODOLFO PARTICIPA DE REUNIÃO DE ÁREA...
Festa de Nossa Senhora de Fátima

Arquivos

Março 2016 Abril 2016 Maio 2016 Junho 2016 Julho 2016 Agosto 2016 Setembro 2016 Outubro 2016 Novembro 2016 Dezembro 2016 Janeiro 2017 Fevereiro 2017 Março 2017 Abril 2017 Maio 2017 Junho 2017 Julho 2017 Agosto 2017 Setembro 2017 Outubro 2017 Novembro 2017 Dezembro 2017 Janeiro 2018 Fevereiro 2018 Março 2018 Abril 2018 Maio 2018 Junho 2018 Julho 2018 Agosto 2018 Setembro 2018 Outubro 2018 Dezembro 2018

 

 

 

WM INTERNET