sexta-feira, 23 de junho de 2017
PE. JOULE CELEBRA SUA PRIMEIRA MISSA EM TAPERA

Uma celebração da vocação, da alegria, de oração, ação de graças e de emoção. Assim pode ser resumida a primeira missa celebrada pelo Pe. Joule Windson Cunha Santos em Tapera no último dia 17 de junho, acompanhado pelo Pároco Padre Oswaldo Baptista Ferreira Junior. Foi um momento solene, de oração e ação de graças porque a comunidade da Paróquia N. Sra. do Rosário da Pompeia teve a oportunidade ímpar de ter tido a presença sempre atuante da pessoa simpática, inteligente e carismática do hoje Padre Joule em um pequeno período de sua formação. Por este motivo a comunidade católica de Tapera sente-se feliz e lisonjeada por esta escolha.
            A Igreja Matriz esteve lotada para incentivar e apoiar o jovem que optou por seguir o chamado e o caminho de Jesus. É emocionante e fundamental para uma comunidade, bem como para toda a Igreja, receber quem proclama a palavra, celebra os sacramentos e coloca sua pessoa e seu trabalho como missionário na messe do Senhor. Seu lema sacerdotal é “Amou-os até fim.”
            Deus escolhe as pessoas e as capacita para a missão. O sacerdote é um convidado que já tem a semente da vocação no coração. A capacitação é apenas uma questão de persistência e de livre escolha e decisão. Portanto, Pe. Joule, que Deus sempre te acompanhe e te abençoe e que possas ver as sementes da paz, do amor, da oração germinar e produzir bons frutos para o reino de Deus.
            Ao final da celebração, Pe. Joule agradeceu a todas as pessoas e comunidades que o ajudaram a caminhar rumo à missão sacerdotal. (Texto de Alcides José Arnhold – PASCOM)

Biografia do Pe. Joule Windson Cunha Santos

Padre Joule Windson Cunha Santos nasceu em Campina Grande, na Paraíba, no dia 02 de novembro de 1982. É o segundo de seis filhos do casal Luiz Carlos dos Santos e Marilene Cunha Santos.

Quando criança, seus pais e irmãs migraram para o interior de Goiás e lá foi se inserindo na vida da comunidade. Recebeu os sacramentos de iniciação à vida cristã, participando também ativamente no ministério de coroinhas, tendo Cristo como o centro de sua vida. Seus pais sempre foram exemplos vivos de fé, pois estavam sempre envolvidos na comunidade, participando dos movimentos e pastorais. Foi a partir dessa experiência que decidiu seguir o chamado com alegria e foi crescendo cada vez mais o amor a Cristo e à Igreja.

Na sua caminhada vocacional de discernimento, sempre teve como motivação o testemunho, zelo e entrega de vida de várias pessoas na comunidade, motivação essa que serviu para adubar e regar a semente que fora plantada em seu ser, que é a vocação.

Em 2005 iniciou seu processo formativo com os estudos filosóficos no Institutum Sapientiae e na Faculdade Católica de Anápolis, em Anápolis - GO e os estudos teológicos na Faculdade Dehoniana, em Taubaté – SP. Em 2015. Atualmente, está cursando Espiritualidade na ITEPA Faculdades.

Esteve em Tapera, no ano de 2015, a fim de auxiliar na formação dos seminaristas menores no Seminário Sagrado Coração de Jesus e auxiliou, de forma voluntária, nas pastorais e celebrações litúrgicas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompeia, a convite do então Pároco e Reitor do Seminário Padre Eduardo Pegoraro, e depois, pelo Reitor e Pároco Padre Oswaldo Baptista Ferreira Junior.·.

No dia 23 de Dezembro de 2016 ordenou-se Diácono na Paróquia São Vicente de Paulo em Passo Fundo, auxiliando na mesma até sua ordenação. No dia 11 de junho fez sua Ordenação Presbiterial na mesma Paróquia, onde atuará, a partir de agora como Vigário Paroquial.

Mensagem CPP

Parabéns Padre Joule!

O Conselho Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, representando todos os movimentos e serviços  conjugando com a comunidade cristã, de Tapera e Lagoa dos Três Cantos, todas as Capelas, Grupos de Oração,  leigos e leigas, manifestam toda  a alegria pela Ordenação Presbiterial na Paróquia São Vicente de Paulo em Passo Fundo, de nosso amigo e irmão Padre Joule Windson Cunha Santos.

Às  graças de Deus Pai corresponderam ao teu esforço e dedicação. Teus dons,  ofertados em nossa comunidade de forma simples, despojada e espontânea, são prova de uma vocação profícua e abençoada.

Por isso, também teus pais e familiares recebem nosso carinho, nossa amizade e reconhecimento, pois são igualmente merecedores de efusivas congratulações.

Temos certeza que quando a comunidade de Tapera te recebeu também foi ativada pela tua presença ativa e motivadora. Ao assumir desafios, ao enfrentar situações, ao suplantar dificuldades, venceste como baluarte da fé, autêntica e iluminada, e que se expandiu para todos nós.

Somos gratos a Deus por esta presença e almejamos que seja constante, próxima, amiga, como sempre.

Sabemos,  também, que onde estiveres, estarás
                                        “Amando-os até o fim”.
             Felicidades, hoje sempre.

Comunidade Católica